Pages

respirando melhor

sábado, 2 de agosto de 2008

Um hábito super benéfico que descobri conhecendo a cultura hindu foi o jala nêti kriyá. É basicamente a limpeza das narinas e do seio maxilar com água. Além dos inúmeros benefícios óbvios como melhora de problemas alérgicos e dos efeitos prejudiciais da poluição e condições climáticas sofríveis, esse kriyá ajuda nos exercícios de respiração pra quem faz yôga e favorece o aumento da oxigenação do cérebro.

A limpeza é feita com um recipiente que mais parece um bule de cerâmica chamado lôta, cheio de água com sal. Ao inserir água em uma narina, ela imediatamente sai pela outra, purificando todo o canal. A sensação é meio estranha nas primeiras vezes e sempre acontece de engolir um pouco de água.. mas não é nada traumático e depois, com a prática, tudo fica quase automático e simples. E mesmo na primeira vez já dá pra sentir uma sensação deliciosa de alívio e desobstrução quando acaba o ritual.



Recomendo a qualquer um, não existe contra-indicação e qualquer pessoa com um mínimo de coordenação motora consegue fazer o kriyá tranqüilamente.

Eu comprei o meu neste site aqui: http://www.lota.com.br/
O pessoal é super atencioso, a entrega é rápida, o preço justo e o lôta é de excelente qualidade. Lá no site deles tem também um videozinho que ensina como fazer a purificação. Ajuda muito olhar e ouvir a explicação.

Agora só uma coisa muito importante, essa prática não é para ser feita todo dia como dizem por aí. Isso é um erro e é perigoso. O ato de limpeza diário pode causar danos à flora bacteriana nasal, tirando a proteção natural do nosso corpo. Muito leviano esse pessoal indicar essa freqüência de uso. O ideal é fazer o kriyá apenas UMA vez por semana. A sensação pós-limpeza é tão boa que dá vontade de fazer todo dia, mas não caiam nessa, por favor.

1 comentários:

c. akemi disse...

minha mãe viu esse lôta num programa da oprah, creio que apresentado pelo dr. oz (ou whatever). e olha que jurava que nunca veria isso por aqui!

obrigada por compartilhar. ;D