Sandy Denny (Fairport Convention)

Por que não começar com uma banda de folk? Na verdade, não é apenas uma banda de folk, mas uma das mais importantes bandas de folk rock que já existiu. Sem dúvida, a mais importante do Reino Unido.
Sandy Denny nem é tão musa no sentido de perfeição estética, mas o carisma e o charme dela provam que esse posto é definitivamente merecido. Sandy - Alexandra, na verdade - era inglesa e no começo da carreira se apresentava sozinha em pubs e clubes de Londres. Após conseguir gravar uma música na BBC, conheceu Dave Cousins do Strawb (outro grande ícone do folk rock inglês) e foi chamada para gravar um disco com eles, em 1967.


Depois, em 1971, seguiu em uma bem-sucedida carreira solo até que em 1974 voltou a se apresentar com o Fairport Convention, participando de algumas faixas do disco ao vivo deste mesmo ano e contribuindo com outro disco deles no ano seguinte.
Sandy deixa a banda novamente e lança mais um disco solo, o seu último, em 1977, que faz parte da sua leva de disco über produzidos e orquestrados, inferior aos primeiros.

Em 1978, precocemente, Sandy faleceu. Mas deixou seu nome gravado com honras no hall do folk e adoradores que até hoje se multiplicam.
O disco que resolvi colocar aqui para o download, é o Liege & Lief, de 1969, o disco definitivo e essencial do folk rock britânico e do mundo.

Menção honrosa:
Em tempo, não poderia deixar de falar na primeira vocalista do Fairport Convention, a linda, sensacional e subestimada Judy Dyble. Ela gravou o primeiro disco da banda, homônimo, de 1968. Disco espetacular, que faz parte dos cinco melhores do Fairport e que deixava claro a influência do Bob Dylan e de outro grupo que tinha uma integrante que será a segunda musa da série. Mas isso já é um post para outro dia...

Aqui um vídeo do começo da carreira do Fairport, com a participação da Judy. Só parar situar você, após ser chutada da banda, ela fez parte do Giles, Giles, Fripp, McDonald and Dyble.
Eis o vídeo:
Eis o vídeo:
0 comentários:
Postar um comentário